PRINCÍPIOS E CRITÉRIOS DO BEM-ESTAR ANIMAL
O que é o Bem-Estar Animal?
Um animal está em boas condições de bem-estar quando está são, cómodo, bem alimentado, em segurança, pode expressar
comportamentos inatos e não padece de sensações desagradáveis como dor, medo ou inquietação.
O Protocolo Welfare Quality foi desenvolvido entre 2004 e 2009 com parceria de Institutos, Universidade e especialistas da área.
O referencial Welfare Quality tem como objetivo integrar o Bem-Estar Animal na cadeia de abastecimento e informar o consumidor sobre as condições
em que foram criados os animais, permitindo uma avaliação objetiva e normalizada, garantindo a rastreabilidade do produto com maior transparência
e a aplicação rigorosa de uma série de medidas e critérios, uniformizados por estas entidades a nível europeu.
A certificação em Bem-Estar Animal permite uma avaliação objetiva e normalizada, assente em 4 princípios e 12 critérios para essa avaliação:
1 Boa Alimentação
° Ausência de fome prolongada
° Ausência de sede prolongada
2 Bom Alojamento
° Conforto em relação ao descanso
° Conforto térmico
° Facilidade de movimento
3 Boa Saúde
° Ausência de lesões
° Ausência de doenças
° Ausência de dor causada pelo maneio
4 Comportamento Apropriado
° Expressão de comportamento social adequado
° Expressão adequada de outras condutas
° Relação humano-animal positiva
° Estado emocional positivo
Rastreabilidade da ordenha ao pacote
Um percurso de transparência para levar até si lácteos de excelência. Excelência que resulta do cumprimento de rigorosos critérios de qualidade e segurança alimentar.
A segurança do leite é obtida por um sistema de rastreabilidade que permite conhecer e seguir o seu percurso durante todas as etapas de produção e comercialização – desde a origem ao seu consumo. O respeito pela natureza é demonstrado pelas boas práticas de produção leiteira, as quais asseguram o bem-estar e saúde das nossas vacas.
A Agros obteve, com efeito a 1 de Janeiro de 2021, a certificação Welfair de acordo com o referencial Welfair Quality. É com o leite produzido em explorações certificadas, que fazemos o leite com chocolate, a nata, os queijos, a Manteiga e os iogurtes da marca Agros.
Desde julho de 2019 que está em curso o processo de Certificação em Bem-estar animal, através do serviço de Certificação e Sustentabilidade das Explorações AGROS, no seguimento do qual todas as explorações foram submetidas a uma auditoria, pelo Protocolo Welfare Quality®, por auditores devidamente qualificados.
www.animalwelfair.com
Vacas sãs, bem alimentadas, cómodas, em segurança e que podem expressar comportamentos inatos, sem dor, medo ou inquietação são estas as nossas vacas.
Boa alimentação (qualidade nutricional da alimentação e disponibilidade de água), Bom alojamento(conforto e liberdade de movimentos), Boa Saúde (ausência de lesões, dor, doenças) e Bom comportamento (interação entre as vacas e os produtores, estado emocional positivo).
www.animalwelfair.com
O leite é transportado em carros de uso exclusivo para o transporte de leite, devidamente higienizados, a temperaturas adequadas e controladas até à chegada às fábricas da Lactogal para a produção dos produtos marca Agros certificados.
Todo o processo de embalamento dos diferentes produtos da marca Agros, é cuidado e controlado, respeitando todas as normas de segurança alimentar.
Ao nível de embalagens, trabalhamos com base num processo de melhoria contínua, com o objetivo de reduzir o impacte ambiental.
De forma transversal, todas as nossas embalagens são recicláveis, podendo todos dar-lhes uma nova vida. Recentemente, mudámos as embalagens dos Leites Agros UHT. Uma embalagem mais responsável e orgulhosamente certificada.
As embalagens do leite Agros UHT são de papel-cartão, certificado FSC® (www.fsc.org), o que garante que o mesmo é proveniente de florestas administradas com responsabilidade. A tampa e as camadas protetoras destas embalagens são de origem vegetal e provêm de cana-de-açúcar sustentável (www.bonsucro.com). As embalagens são constituídas por 86% de material renovável, de origem vegetal, o que permite uma redução de 22% da pegada de carbono, comparativamente à anterior embalagem, reduzindo assim o seu impacte climático.
Quinta Fernando Alves
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam porttitor pretium lacus. Vestibulum nec gravida nisi. Donec ligula est, sodales id augue nec, tempor faucibus augue.
Aenean consequat sapien lacus, in elementum nisl feugiat eu. Proin rutrum velit et metus convallis auctor. Praesent blandit a massa id rhoncus. Vivamus pretium eleifend tortor, sit amet fermentum augue ultrices quis.
Nam interdum finibus dolor, in cursus sapien commodo ac. Vestibulum pellentesque, diam ac dapibus faucibus, lacus arcu consectetur velit, at viverra diam nisi vitae erat. Vestibulum vel felis imperdiet, suscipit ipsum id, porta nisl. Maecenas sagittis auctor semper.